UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GOIÁS

Veículo que cantor dirigia teria apresentado falha mecânica e capotado, matando passageiro; ele teve traumatismo craniano leve

Leonardo sofre acidente de carro; 1 morre

ADRIANA CHAVES
DA AGÊNCIA FOLHA

O cantor Leonardo, 40, sofreu acidente anteontem à noite, no quilômetro 321 da rodovia GO-070, que dá acesso ao município de Jussara (210 km de Goiânia).
O carro que Leonardo dirigia, com quatro amigos, capotou, por volta das 20h30, matando um passageiro e deixando dois em estado grave. O cantor continuava internado em observação ontem.
Segundo a assessoria de imprensa do cantor, cujo nome de batismo é Emival Eterno da Costa, eles iam de Goiânia para a fazenda de sua família, em Jussara.
O veículo (Land Rover Defender) estava sob responsabilidade do delegado Laerte Rodrigues de Bessa, 49, chefe da Polícia Civil do Distrito Federal. O órgão informou que era um test drive pessoal de Bessa, e o veículo não deveria ser usado pela Polícia Civil.
Próximo à fazenda, o cantor testou o carro, que teria tido falha mecânica, perdido uma roda e capotado. "O carro começou a puxar para a direita. Ele [Leonardo] tentou desviar a direção para a esquerda, mas acabou capotando cinco vezes", disse a assessora de imprensa do cantor, Edi Cury.
Segundo Cury, o pai do cantor, Avelino Costa, que viajava logo à frente em uma camionete, voltou para ajudar. "Ele [Leonardo] começou a socorrer as pessoas com o pai e o motorista. Uma mulher que passava pelo local com o marido e, por sorte, era enfermeira, também ajudou nos primeiros socorros", afirmou a assessora.
Sebastião Figueira Arantes, 47, amigo do cantor, morreu no local. As demais vítimas foram levadas ao pronto-socorro de Jussara e depois para a clínica Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia (região metropolitana da capital).
O delegado Bessa, com traumatismo, foi internado em coma na clínica. O músico João Goulart, conhecido como João Mulato, 54, sofreu traumatismo craniano e teve o pulmão esquerdo perfurado. Seu estado também era grave. Já o agente da Polícia Civil Ayrisson Roberto Pequeno, 52, estava consciente e passava bem.
Leonardo sofreu um traumatismo craniano leve e machucou as mãos, que estavam inchadas. De manhã, recebeu visitas na clínica.
"Desde o momento em que ele [Leonardo] chegou, estava lúcido e orientado, só com algumas contusões, e, certamente, abalado pela situação dos companheiros. Está com sedação leve", disse o chefe da equipe que atendeu as vítimas, o neurocirurgião Durval Peixoto.
O veículo foi apreendido e levado para o pátio da Polícia Militar de Jussara para perícia. Embora estivesse com o delegado Bessa, o Land Rover estava registrado no nome de Coima Veículos Ltda.
"A informação que temos é que o carro, ano 2003 e regularmente licenciado, era usado para test drive. Só um estudo técnico poderá apontar as reais causas do acidente", afirmou o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Clodoaldo José da Silva Júnior.
O superintendente disse que ainda não há como saber a velocidade do carro na hora do acidente. "A pista é asfaltada e tem uma curva leve no final. O veículo perdeu o controle e capotou sobre o próprio eixo umas três vezes." Segundo Silva Júnior, o cantor estava "muito lúcido e não apresentava indícios de ingestão de álcool".


Texto Anterior: Ação coletiva gera maior polêmica
Próximo Texto: Educação: Negros se inscrevem menos no vestibular
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.