UOL


São Paulo, sexta-feira, 19 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe cria máquina que simula coração

DA AGÊNCIA FOLHA

A equipe do cirurgião Roberto Vito Ardito, do IMC (Instituto de Moléstias Cardiovasculares) de São José do Rio Preto (SP), desenvolveu uma espécie de coração artificial portátil, o RA 6000 Bio-Console.
Ele funciona como uma bomba centrífuga e pode substituir as máquinas de circulação extracorpórea, que são utilizadas em cirurgias cardíacas para continuar bombeando o sangue para o organismo quando o coração pára durante a operação.
O novo equipamento custa US$ 5.000, enquanto máquinas similares não saem por menos de US$ 30 mil.
Um pouco maior que uma caixa de panetone de meio quilo, o equipamento pode ser instalado em ambulâncias e UTIs móveis para socorro de quem teve uma parada cardíaca, por exemplo.
As fases de testes foram superadas, a patente foi requerida e o equipamento já foi utilizado com sucesso em oito cirurgias. Falta apenas o registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a comercialização.
(ALESSANDRA KORMANN)


Texto Anterior: "Levo a vida com mais leveza", diz transplantado
Próximo Texto: Barbara Gancia: Fala sério, Michael Moore!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.