São Paulo, quinta-feira, 20 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMINHO PERIGOSO

Cidade Jardim não será recuperada agora, pois equipe analisa contrato

Dano em ponte traz risco a carros

DA REPORTAGEM LOCAL

A ponte Roberto R. Zuccolo, a Cidade Jardim, na marginal Pinheiros, tem danos na estrutura e precisa de reparos rapidamente, segundo um especialista do Instituto de Engenharia. O contrato para a recuperação da ponte, assinado em 2004, passa por reavaliação por ordem de José Serra (PSDB).
Segundo Tunehiro Uono, vice-presidente de Atividades Técnicas do instituto, a ponte oferece riscos e tem a resistência "drasticamente" reduzida.
A ordem para que o contrato feito, de R$ 20 milhões, seja analisado faz parte da série de medidas orçamentárias restritivas de Serra. Ele determinou que contratos superiores a R$ 1 milhão sejam analisados pela Secretaria de Finanças. Por isso, segundo a assessoria da Secretaria de Infra-Estrutura Urbana (Siurb), a reforma não será feita agora.
A parte de baixo da construção, de 1968, vem sendo deteriorada em razão das batidas provocadas por caminhões mais altos do que os 4,3 m de altura da ponte, no sentido da zona sul, permitem passar. As constantes pancadas destruíram grande parte do concreto, expondo a estrutura metálica e rompendo cabos de aço de sustentação.
Uono descartou risco de queda da ponte em um futuro próximo, mas disse que há perigo para quem passa sob ela. "Um caminhão pode bater e derrubar uma lasca no carro de trás."
Segundo a Siurb, o contrato com a empreiteira Estacon prevê que a estrutura da ponte seja recuperada e sua altura seja elevada. A prefeitura uma equipe de engenheiros analisa as pontes e viadutos e que, em caso de risco, as pontes podem ser interditadas. (VICTOR RAMOS)


Texto Anterior: Ermírio cobra de prefeito recurso para hospital
Próximo Texto: Gestão anterior feriu a lei, diz secretário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.