São Paulo, quinta-feira, 20 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maior colecionador de Mont Blanc é brasileiro

DA REPORTAGEM LOCAL

O cirurgião Roberto Augusto Caffaro, 57, é também o Mr. Mont Blanc. É dele a maior coleção da marca no mundo, 452 unidades, todas feitas entre 1908 e 1940. Ao todo, tem cerca de mil canetas -já não sabe o número exato. A mais recente, uma Mont Blanc dos anos 20, chegou há duas semanas da Argentina.
"Quem coleciona algo não tem a cabeça normal. A pessoa é capaz de viajar a outro país se disserem que lá tem a caneta que ele quer", brinca Caffaro, que há 15 anos criou o Pen Club Brasil.
Hoje o grupo reúne cerca de 300 colecionadores. Os encontros ocorrem geralmente na feira de antiguidades da praça Benedito Calixto, em Pinheiros (zona oeste de SP), ou na casa dos sócios. O clube realiza ainda uma exposição anual de canetas. A próxima será em agosto.
A coleção começou em 1985, mas o interesse é anterior. "A maior parte dos colecionadores tem mais de 45 anos e usava caneta-tinteiro na escola."
O amor pelas canetas levou o cirurgião e professor da Santa Casa a lançar a sua linha de canetas, a Caffaro. (AL)


Texto Anterior: Bico-de-pena: São Paulo ganha "clubinho da caneta"
Próximo Texto: Caso Ivandel: Sem ossada, polícia procura novas provas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.