São Paulo, sábado, 20 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moradores incendeiam delegacia e motorista é morto durante tumulto

População de Arataca (BA) acusa delegado de abuso de poder; vítima levou tiro na cabeça

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Cerca de 200 moradores de Arataca (509 km ao sul de Salvador) incendiaram ontem a delegacia do município em protesto contra as atitudes do delegado, que é acusado pela população de abuso de poder.
No tumulto -oito policiais tentaram impedir a ação-, o motorista Dilson Xavier Santana, 40, foi atingido por um tiro na cabeça e morreu antes de receber atendimento médico.
À noite, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia informou que o delegado Laurindo Neto foi afastado do cargo. Antes de deixar o município, ele disse que a revolta da população começou depois de ele tomar decisões que contrariam interesses econômicos, como o fechamento de uma rinha e de um posto de gasolina irregular.
De madrugada, pelo menos 50 pessoas fizeram protestos em frente à delegacia. Com faixas e cartazes, exigiram a saída do delegado. De manhã, o número de pessoas aumentou, mas a situação foi de tranqüilidade, segundo testemunhas.
Por volta das 13h, os moradores ameaçaram incendiar a delegacia, caso Neto não fosse removido. O grupo invadiu o prédio e o incendiou. Houve tiros e o motorista foi atingido.
A Secretaria da Segurança instaurou dois inquéritos -para apurar as denúncias contra o delegado e para descobrir de onde partiu o disparo.


Texto Anterior: Perfil: Fama na TV veio com críticas a celebridades
Próximo Texto: Congonhas deve mudar até 40% dos vôos para Guarulhos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.