São Paulo, domingo, 20 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confirmada a 8ª morte por febre amarela

O lavrador João Batista Gonçalves, de 31 anos, foi infectado em Uruaçu, a 237 km de Goiânia, e morreu no dia 4

Foi o 1º registro suspeito em Goiás no ano, mas exames preliminares não tinham apontado a doença; agora são 12 os infectados no país

JOSÉ EDUARDO RONDON
DA AGÊNCIA FOLHA

O número de mortes por febre amarela neste ano no país subiu para oito com mais uma confirmação anunciada ontem pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria da Saúde de Goiás.
Com esse caso, subiu para 12 o número de infectados neste ano pela forma silvestre da doença, dez em Goiás e dois em Mato Grosso do Sul. Todos os oito mortos contraíram a doença em Goiás.
Em 2007, foram registrados seis casos em todo o país, com cinco mortes.
A vítima confirmada ontem é o lavrador João Batista Gonçalves, 31, que trabalhava em uma fazenda em Uruaçu ( 273 km de Goiânia). Ele morreu no dia 4 em Goiânia e foi apontado como o primeiro registro suspeito da doença no Estado no ano.
Segundo a superintendente-executiva da Secretaria da Saúde de Goiás, Maria Lúcia Carnelosso, o Instituto Evandro Chagas, de Belém (PA), confirmou que Gonçalves morreu em razão de febre amarela após exame das vísceras. Exames preliminares não tinham apontado a doença.
A secretaria informou que ele não tinha sido vacinado.
"Ele tinha febre amarela, mas também uma co-infecção com febre maculosa", disse Carnelosso.

Investigação
A morte de uma mulher -que não teve a identidade revelada- anteontem em Goiânia é investigada pela Secretaria da Saúde de Goiás como suspeita de febre amarela.
"A única coisa que eu sei é que era uma senhora, estava em estado grave. Ela teve oportunidade de ser vacinada pelas equipes volantes de saúde, mas se recusou. Familiares relataram que ela disse que "deixaria nas mãos de Deus"."
A mulher morta morava na cidade de Cristianópolis (87 km de Goiânia). Foi nesse município que o espanhol Salvador de La Cal, 41, morto no último dia 12 em Goiânia, contraiu febre amarela.


Texto Anterior: Camelôs faturam em dia de chuva na av. Paulista
Próximo Texto: Corregedoria vai apurar atuação de policiais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.