São Paulo, Sábado, 20 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio Acre volta a subir e alaga bairros de Rio Branco

JAIRO MARQUES
da Agência Folha

A capital Rio Branco voltou a ficar em estado de alerta devido à cheia do rio Acre. Nesta semana, o rio subiu mais de um metro e começou novamente a transbordar e alagar alguns bairros da cidade.
A Defesa Civil Municipal começou a fazer a retirada das famílias das áreas atingidas. As operações estão concentradas, por enquanto, nos bairros Taquari, 6 de Agosto e Ayrton Senna, sendo que o último está completamente alagado.
Segundo o coronel Dalzanir França, da Defesa Civil, as chuvas intensas nas cabeceiras do rio Acre e nos afluentes estão provocando uma nova enchente.
O rio Acre está atualmente com 14,6 m (1,6 m acima do nível de alerta -13 m). Em 19 de janeiro, o rio atingiu o seu pico máximo de cheia, chegando a 15,98 m.
"A situação estava tranquila nos últimos dias. O rio estava baixando. No dia 4 deste mês estava com 10,76 m, mas agora voltou a subir de forma preocupante", disse.
Cerca de 105 famílias estão abrigadas no parque de exposições de Rio Branco devido à falta de condições para retornarem para suas casas. A maioria das famílias está no local desde o início de janeiro, quando começaram as enchentes.
O rio Iaco, em Sena Madureira (144 km de Rio Branco), também voltou a subir. Ontem, o nível do rio estava em 15,9 m, 1,4 m acima do nível de alerta -14,5 m.


Texto Anterior: Pará é acusado de cobrar multa abusiva
Próximo Texto: Meio ambiente: Procurador poderá ser processado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.