São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

É mais fácil lembrar pesadelo

especial para a Folha

As pessoas têm mais facilidade de lembrar de um pesadelo do que de um sonho. O principal motivo é a carga emocional mais forte.
A carga emocional é um dos fatores que facilitam o resgate da memória para o ser humano. É mais fácil lembrar de um acontecimento que gerou um sentimento forte -agradável ou desagradável- do que de um fato sem maiores repercussões emocionais. O mesmo processo é válido para os sonhos e os pesadelos.
No entanto, outros fatores podem estar ligados ao "resgate" da lembrança de um sonho. Quanto mais perto do sono REM a pessoa acordar, mais fácil vai ser lembrar do que foi sonhado. Pessoas que despertam em outras fases do sono têm maior dificuldade de resgatar o que sonharam.
O sonho, em um primeiro momento, é armazenado em um compartimento de memória mais "fugaz". Se ele for transferido pelo cérebro para uma área de memória de longa duração, a pessoa pode recordar do sonho por toda a vida. Caso contrário, ele é "apagado" rapidamente.
Outro fator que influi na lembrança do sonho é a predisposição da pessoa em "guardar" aquilo que foi sonhado. Ela fica mais atenta durante o sono e passa a guardar melhor os seus sonhos.
Quem já se submeteu a uma terapia que trabalha com interpretação dos sonhos sabe como essa "atenção" faz com que a pessoa lembre de detalhes acontecidos durante os sonhos. (JB)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.