São Paulo, domingo, 20 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sono humano tem cinco fases

especial para a Folha

O sono humano passa por diversos estágios chamados de fases 1, 2, 3, 4 e sono REM. Todos eles formam um ciclo, que dura cerca de 90 minutos e se repete quatro ou cinco vezes ao longo da noite.
A fase 1 é a do início do sono -quando ele é ainda superficial. À medida que as outras fases (2, 3 e 4) chegam, o sono vai se aprofundando, as ondas cerebrais ficam mais lentas, os músculos relaxam e é mais difícil acordar.
Depois da fase 4, o cérebro entra no sono REM, onde as ondas cerebrais ficam muito rápidas, os músculos e os olhos se mexem, a pressão sobe e a pessoa experimenta sonhos e pesadelos.
A sensação de ter dormido bem durante a noite depende de uma série de fatores. O primeiro deles é a quantidade de sono profundo (3, 4 e REM) que a pessoa teve enquanto estava dormindo.
Quem fica só nas fases mais superficiais do sono não tem a sensação de que relaxou de verdade.
Outro fator importante é a continuidade do sono. Não adianta dormir seis ou oito horas se as fases do sono não se sucedem de forma natural. Pessoas que ficam acordando no meio da noite por causa de barulhos e claridade acabam despertando mais cansadas.
Acordar no meio de uma fase de sono REM (por exemplo, por causa de um despertador) também pode deixar a pessoa com uma sensação de não ter relaxado bem. O ideal é que ela superficialize gradualmente o sono e acorde depois de uma fase 1. (JB)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.