UOL


São Paulo, domingo, 20 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Elas são mais disciplinadas"

DA REPORTAGEM LOCAL

Não há pesquisas sobre o tema, mas a experiência nos quartéis mostra que as mulheres são mais disciplinadas se comparadas com os homens, segundo o tenente-coronel Abel Batista Camillo Júnior, 44, chefe do setor de comunicação social da PM.
""Em geral, elas são extremamente cultas e seguidoras de normas", afirma o oficial, que há 28 anos está na corporação. "Se você pegar as faltas cometidas por PMs femininos e PMs masculinos, proporcionalmente, verá que elas são mais disciplinadas."
Não se sabe o motivo disso. O que está comprovado é que elas precisam estudar muito mais para serem aceitas na Academia Militar do Barro Branco, que forma os oficiais da corporação.
No ano passado, a carreira de oficial feminino na PM foi a mais concorrida no vestibular da Fuvest, batendo inclusive o curso de publicidade e propaganda, com recorde de inscrições.
As 15 vagas foram disputadas por 1.416 mulheres. A relação de candidatas por vaga (93,66) entre elas foi quase o dobro se comparada com a dos homens (50,6).
No Barro Branco, desde 89, as aulas são dadas em classes mistas, seguindo um currículo único para ambos os sexos. Em quatro anos, as aprovadas saem como aspirantes, para depois serem promovidas ao posto de tenente.
Em 1988, o primeiro curso da academia para elas durou só um ano. Foi esse o completado pelas quatro tenentes-coronéis que hoje comandam batalhões de área na capital e na Grande São Paulo.
Das 8.200 policiais femininas que atualmente estão na corporação, 318 são oficiais -patente acima de tenente. Há duas coronéis, o mais alto posto na corporação, e seis tenentes-coronéis.
Do total de PMs mulheres, 177 estão no Corpo de Bombeiros, 32 na Polícia Rodoviária, 112 na tropa de choque, 6.400 no policiamento e as demais em outras funções em diversas unidades.
O próprio setor de comunicação tem uma mulher, a major Maria Aparecida de Carvalho Yamamoto, 38, que também começou como soldado e que está uma patente atrás do tenente-coronel.

Texto Anterior: Mulheres acima de tudo
Próximo Texto: Trânsito: São Caetano do Sul, a terra do automóvel
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.