UOL


São Paulo, domingo, 20 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Automóvel é sucesso, poder"

DA REPORTAGEM LOCAL

"O automóvel não é só um meio de transporte. É um símbolo de sucesso, prestígio, poder, liberdade. É um deus, um objeto de admiração. Não é aquilo que ele oferece objetivamente que mais importa, mas aquilo que ele representa no imaginário coletivo", diz Álvaro de Aquino e Silva Gullo, professor de ciências sociais da Universidade de São Paulo, explicando a valorização do automóvel na cultura brasileira.
Embora seja um fenômeno mundial, a difusão do carro no país, segundo especialistas, é reforçada ainda pela deficiência do transporte público e até pelas características demográficas -por ter uma população nova. "O jovem tem um fascínio por carro. Quando eu tinha 15 anos, era minha paixão. Hoje minha filha de 21 anos tem carro e eu não. Não sinto necessidade", conta Cristina Queiroga Rocha, 46, da Abramet.
A diretora-executiva-adjunta da ANTP, Cristina Baddini, diz que, em sua tese de mestrado, identificou diferenças na utilização do carro entre os sexos. "A relação do homem é de reforço da masculinidade, de desafio. Na mulher, é a ampliação do lar. Ela quer levar os filhos para a escola, os pais ao médico", explica.
"O fascínio pelo automóvel leva a exageros. A maior ofensa a um motorista é alguém encostar no carro dele. O pedestre não tem esse mesmo valor", afirma Gullo.

Texto Anterior: Capitais e cidades do interior superam SP
Próximo Texto: Família de Curitiba não vive sem seus carros
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.