UOL


São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lavrador com dor de ouvido faz vasectomia

THIAGO GUIMARÃES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O lavrador Valdemar Lopes, 39, saiu de casa, no dia 14, para um exame de ouvido (ele sentia dores) na policlínica Carlos Espírito Santo, na cidade mineira de Montes Claros. Voltou vasectomizado.
A vasectomia é uma pequena cirurgia, que não exige internação e impede a liberação de espermatozóides. Nem sempre é reversível.
A atendente, diz a policlínica, teria chamado Aldemar Aparecido Rodrigues, 29, mas Lopes se apresentou no lugar e não questionou o médico. "Pensei que era caxumba e tinha descido. Mexeu lá, pensei nisso e não perguntei mais nada." Rodrigues diz não ter ouvido seu nome. Após horas de espera, reclamou e foi avisado de que a cirurgia já tinha ocorrido.
Lopes diz nunca ter tido caxumba, doença que pode causar inflamação nos testículos em adultos. Ele vive na zona rural, é analfabeto, casado e tem dois filhos.
A policlínica, que faz mais de 500 consultas/dia, informou que, a partir de agora, exigirá documentos de todos os pacientes.
A Secretaria da Saúde abriu sindicância. Lopes recusou a reversão da cirurgia (a mulher já tinha ligado as trompas) e remarcou para amanhã o exame de ouvido.


Texto Anterior: Saúde: Apenas 14% dos bebês recebem leite da mãe
Próximo Texto: SP será a 1ª a receber unidade móvel de UTI
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.