São Paulo, quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura e museu repassam responsabilidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Masp (Museu de Arte de São Paulo), Prefeitura de São Paulo e órgãos de patrimônio histórico jogam um para o outro a responsabilidade pela mureta de onde caiu o adolescente Luiz Guilherme de Oliveira Moura, 14, no domingo.
O museu afirma que, por ser tombado, não pode realizar reformas e que, sendo pública, a área do vão livre é de responsabilidade da prefeitura. Esta, por sua vez, nega essa versão, ao dizer que o Masp tem, sim, controle sobre ela.
"Se a prefeitura encaminhar um projeto de uma grade que não agrida o projeto arquitetônico original, seremos a favor", diz Fernando Pinho, superintendente administrativo do Masp. De acordo com ele, a responsabilidade pela mureta é da Subprefeitura da Sé, que administra a região por onde passa a avenida Paulista.
"Esse vão é um grande problema", diz Pinho. "Não podemos [fazer] nada no museu, que todo mundo grita", afirma o superintendente administrativo do Masp.
A Subprefeitura da Sé afirma que "a responsabilidade é inteiramente do Masp", já que tanto o prédio quanto o vão livre são propriedade do museu, que o utiliza como quer.
"Quando é para fazer eventos, o museu não pede autorização para utilizar o vão livre. Agora que há um problema, a responsabilidade é nossa", questionou a subprefeitura, por meio de sua assessoria de imprensa.
De acordo com a subprefeitura, a mureta não representa risco algum para a população e nada poderia ser feito, já que o Masp é tombado, e mudanças no projeto original não seriam permitidas.

Patrimônio histórico
O Masp é tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).
Ambos os órgãos afirmam que só podem se posicionar se a prefeitura enviar um projeto solicitando uma readequação do vão livre -por exemplo, para colocar grades na mureta. "Se alguém deveria solicitar uma mudança, deveria ser a prefeitura", afirma a assessoria do Conpresp.
(WV)


Texto Anterior: Garoto morre ao cair de mureta do Masp
Próximo Texto: Tempo: No Centro-Oeste e no Sudeste, clima seco pode ir até novembro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.