São Paulo, quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEMPO

No Centro-Oeste e no Sudeste, clima seco pode ir até novembro

FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

A chegada da estação chuvosa pode atrasar até duas semanas neste ano e o clima seco que atinge as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil deve durar até o início de novembro.
A previsão foi divulgada ontem pelo Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos). De acordo com o meteorologista Marcelo Seluchi, análises apontam que a movimentação do ar na atmosfera deverá dificultar a formação de chuvas no Centro-Oeste, Sudeste e Norte do país.
"Historicamente, a estação chuvosa começa na primeira quinzena de outubro. Mas estudos apontam para um atraso na chegada das chuvas em até duas semanas. Isso quer dizer que, nessas regiões, o clima seco deve permanecer até o final de outubro ou começo de novembro", disse Seluchi.
De acordo com ele, é possível que ocorram pancadas isoladas de chuva nessas áreas até novembro.
No Centro-Oeste, há previsão de chuva até o final de setembro. Em outubro, no entanto, o tempo deve voltar a ficar seco, com chuvas apenas em novembro.

Primavera
O Cptec também divulgou ontem a previsão climática para a primavera.
Segundo Seluchi, em Estados como São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Minas Gerais, as chances de que as chuvas fiquem abaixo das médias históricas nos próximos três meses é de 40%. Há 35% de chances de os índices ficarem dentro da média e 25% de possibilidade de se registrar chuva acima da média.
O fenômeno La Niña (esfriamento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical), segundo Seluchi, é o responsável pela diminuição das chuvas nessas regiões. O extremo norte do país (norte da Amazônia, Amapá e Roraima) deve ter chuva acima da média.


Texto Anterior: Prefeitura e museu repassam responsabilidade
Próximo Texto: Preservação ambiental: Autorização para corte de mata é suspensa em São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.