São Paulo, Quarta-feira, 20 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ADMINISTRAÇÃO

José de Freitas assume no lugar de Marco Aurélio de Abreu, que foi preso

Pitta efetiva secretário interino

CHICO DE GOIS
da Reportagem Local

O prefeito Celso Pitta (PTN) decidiu efetivar José Antônio de Freitas como secretário municipal da Administração. A efetivação deve ser publicada hoje no "Diário Oficial" do Município.
Freitas estava ocupando o cargo interinamente desde o episódio da prisão de Marco Aurélio de Oliveira Abreu, na quinta-feira da semana passada, que o impediu de ser efetivado na vaga destinada ao partido.
Ontem pela manhã, o prefeito havia confirmado que Abreu não assumiria a secretaria da Administração. Pitta, porém, ressaltou que o PTN terá outra secretaria, mas não adiantou qual.
A Folha apurou que há a possibilidade de o partido vir a ocupar a Secretaria da Habitação. Atualmente, a advogada Antonia Aparecida Pereira está respondendo pelo expediente da pasta.
A Secretaria da Habitação estava sendo negociada com o PTB, mas, ontem pela manhã, o líder do partido na Câmara Municipal, vereador José Amorim, disse que o PTB não tinha mais interesse na secretaria. "Ficamos três anos sem nenhum cargo no primeiro escalão e achamos que assumir a vaga agora, a um ano da eleição, só trará desgaste."
Ontem, João Américo Martins, que presidia a Cohab, vinculada à Secretaria da Habitação, pediu demissão do cargo. Também deixou a companhia o diretor financeiro Giovani Torres.
O PTN vinha insistindo com Pitta que queria manter Abreu na Secretaria da Administração. O presidente nacional do partido, Dorival de Abreu, pai de Marco Aurélio de Oliveira Abreu, afirmou, em conversas com Pitta, que o partido tinha o direito de indicar o secretário e a executiva entendia que o melhor nome era o de seu filho.
A prisão de Abreu e a revelação de que ele era um empresário falido que, inclusive, fora condenado em ação trabalhista, deixaram Pitta com um problema nas mãos. Empossá-lo como secretário da Administração traria um desgaste político muito grande.
Mas, ao mesmo tempo, o prefeito tinha de cumprir o acordo firmado com o PTN. A solução encontrada foi deixar claro que não havia condições políticas para Abreu assumir e reafirmar ao PTN que uma secretaria lhe seria destinada.
Ontem à tarde, Abreu encaminhou uma carta a Pitta abrindo mão da secretaria.
Freitas volta a fazer parte do secretariado de Pitta pouco mais de um mês depois de ter deixado a Secretaria das Finanças, de onde saiu por causa de pressões de vereadores e de outros secretários, que cobravam liberação de verbas para obras e serviços.


Texto Anterior: Philip Morris não fará acordo com GO
Próximo Texto: Vida de cão: Donos de cães latem em coro em festa da cadela de socialite
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.