São Paulo, domingo, 21 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entorno do Distrito Federal atrai nordestinos

DA AGÊNCIA FOLHA

A tendência de que as regiões metropolitanas estariam inchando nos últimos anos com a chegada de pessoas vindas do interior dos Estados é comprovada em uma das principais correntes migratórias da atualidade -a ida de nordestinos à região Centro-Oeste, principalmente ao entorno do Distrito Federal.
A comprovação da chegada de nordestinos ao entorno (formado por 19 municípios goianos e dois mineiros) está nos dados preliminares do último censo populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
De 1996 a 2000, a população do entorno cresceu 16,12%, passando de 664,8 mil para 792,7 mil habitantes.
Nas décadas de 70 e 80, os habitantes do Nordeste que viviam em meio às secas encontravam na fuga aos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul uma alternativa para aproveitar as ofertas de terras da região.
Atualmente, a opção para eles é viajar ao entorno do DF atrás de serviços e programas sociais, como saúde, educação e habitação. A maioria dos migrantes vem do Piauí, do Paraíba, do Ceará e da Bahia, de acordo com as informações do IBGE. (EO)


Texto Anterior: Latifúndios e tecnologias afastam população
Próximo Texto: Só idosos e crianças ficam em cidade da PB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.