São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja como foi feito o ranking

DA REPORTAGEM LOCAL

Para levantar seu ranking dos serviços de saúde, a OMS (Organização Mundial da Saúde) considerou dados levantados até 1997.
Foram estatísticas e estimativas colhidas pela ONU, FMI e OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Os indicadores usados foram: nível global de saúde da população, desigualdades sociais, nível global de resposta do sistema de saúde, distribuição da capacidade de resposta para a população e divisão da carga financeira.
O nível global de saúde, basicamente, considerou a expectativa de vida. No parâmetro das desigualdades sociais, foram analisadas as prioridades para as populações mais carentes.
O nível global de capacidade de resposta levantou dados sobre a concentração e a distribuição dos serviços, a satisfação dos pacientes e o funcionamento do sistema.
A distribuição da capacidade de resposta à população acompanhou e quantificou a facilidade ou dificuldade de acesso ao sistema.
A carga financeira do sistema mediu a financiamento e o nível de gastos de pobres e ricos com saúde.


Texto Anterior: Ministério constesta metodologia
Próximo Texto: Panorâmica: Avião com seis pessoas com destino a Ribeirão desaparece no Pantanal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.