São Paulo, terça-feira, 21 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE

Parque com 107 km2 de área será criado nas margens do Tietê

DA REPORTAGEM LOCAL

O governo paulista anunciou ontem a criação de um parque de 107 km2 de área nas margens do Tietê, entre o bairro da Penha (zona leste) e a cidade de Salesópolis, onde fica a nascente do rio.
O atual Parque Ecológico do Tietê, na divisa entre a zona leste e Guarulhos, será integrado ao projeto, que terá 33 núcleos de lazer (com 77 campos de futebol e 129 quadras). Será cercado também por uma avenida e uma ciclovia, cada uma com 230 km de extensão.
As obras já começaram, no núcleo Vila Jacuí (zona leste), onde serão plantadas 63 mil árvores como compensação ambiental pelas obras de ampliação da marginal Tietê.
A conclusão da primeira etapa está prevista para até 2012, integrando São Paulo e Guarulhos até a divisa com Itaquaquecetuba, com custo de R$ 1,7 bilhão -30% do Estado e o restante do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
A segunda etapa abrange Itaquaquecetuba, Poá e Suzano e deve acabar em 2014.
A última fase, a ser concluída em 2016, passa por Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis. Esse custo não foi divulgado.
Os oito municípios envolvidos assinaram convênios com o governo estadual.
O objetivo do parque é servir como um regulador de enchentes. Quando o rio sobe acima do seu nível, as margens funcionam como uma área de vazão. Em períodos de seca, os parques são usados para lazer.
O projeto vai beneficiar os planos do prefeito Gilberto Kassab (DEM). Caso a primeira etapa seja concluída no prazo, ele terá cumprido 2 dos 223 itens do plano de metas de sua gestão: criar três parques urbanos na área da várzea do Tietê e implantar uma estrada-parque da Penha até o Itaim Paulista.


Texto Anterior: MEC terá mais verba para ônibus escolares
Próximo Texto: Enem tem 13% menos inscritos que a meta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.