São Paulo, segunda-feira, 21 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trafegar na via "dá medo", diz segurança

DO "AGORA"

Embora muitos admitam que o trânsito passou a fluir melhor, nos trechos alterados do corredor da avenida 23 de Maio, a maioria dos motoristas consultados pela reportagem reprova a mudança.
"Dá medo trafegar por aqui. As faixas ficaram muito estreitas e as motos ficam tirando "finas" dos carros o tempo todo", afirmou o segurança José Silveira de Lima, de 30 anos.
"O trânsito realmente melhorou, mas é preciso tomar mais cuidado com as motos, porque, para elas, ficou mais complicado", afirmou Paulo Bonfá, de 42 anos, que trabalha como motorista de uma empresa.
"Quando tenho que passar por ali, fico nervosa apenas de pensar", conta a estudante Mariana Monteiro, 23 anos.
Entre os motoqueiros a reclamação em decorrência das mudanças é ainda mais intensa. "Passo todo os dias pela 23 de Maio e tenho visto mais acidentes com meus colegas. Eu mesmo já levei várias fechadas de outros carros. No entanto, o congestionamento continua", critica o motoboy José Ribeiro, de 23 anos.
Sebastião Muniz, gerente de engenharia de tráfego da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), confirma que a quantidade de motos em circulação na cidade é cada vez maior. "Mas elas têm mobilidade para circular também por vias alternativas, como as ruas Estela e Vergueiro."
"Essa medida [estreitar pistas] não é nova, já foi usada na Rebouças, na Radial Leste e em outras vias. Para adotá-la, levamos em conta a largura da via, cujas faixas devem ter cerca de 3,5 m, e a composição do tráfego", afirma o gerente de engenharia, explicando que, quando muitos ônibus e caminhões circulam pela rua, não é conveniente estreitar as faixas.
Por enquanto, de acordo com Muniz, não está em estudo a adoção da medida em nenhuma outra avenida da capital paulista. "Mas é uma coisa a que vamos recorrer quando julgarmos útil."


Texto Anterior: Trânsito: Cai acidente na 23 de Maio "espremida", diz CET; usuário reclama
Próximo Texto: Saúde: Vídeo conta drama de jovem grávida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.