São Paulo, quinta-feira, 22 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adolescente voltou a estudar

DA AGÊNCIA FOLHA

Três adolescentes infratores de Roraima relatam suas passagens pelo Centro Socieducativo (CSE), em Boa Vista.
C.B.C., 19, ingressou na instituição há um ano e meio, em regime fechado. "Cometi um homicídio em 1999, aos 17 anos. Morava com meu irmão e cunhada. Não estudava. Consumia droga (maconha, cola de sapateiro, merla e cocaína) e andava em galera desde os 13."
Ele conta que não recebe visita da família nem tem namorada. Voltou a estudar e gosta de jogar bola e ir à igreja.
Sem estudar, consumindo cola de sapateiro, maconha e bebendo xanxelé (um tipo de pinga), F.M.P., 18, também cometeu um ato infracional grave (homicídio) e foi encaminhado ao CSE há 15 meses em regime fechado.
Há três meses, a Justiça determinou que ele passasse ao regime semi-aberto. Tem autorização para sair sozinho do centro das 6h às 18h. Se não retornar, sofre sanções judiciais.
Nessa condição, continua os estudos e pode frequentar cursos profissionalizantes. Já fez vários: office boy, informática, atendimento ao público, carpinteiro e bombeiro hidráulico.
F.M.P., como os demais garotos do CSE, adora ouvir música de discoteca e Backstreet Boys. "Estou arrependido e quero voltar para casa, no bairro Vista Alegre, para junto dos meus pais e meus sete irmãos."
Em regime de liberdade assistida há dois meses, M.G.S., 18, também integrava galeras "de vez em quando" e consumia merla (pasta de cocaína). Fez tratamento para dependência química e, há um ano e meio, não usa drogas. Voltou a morar com a família em janeiro, no bairro Buriti, depois de cumprir medida em regime fechado e semi-aberto.
"Também cometi um homicídio. Matei um cara com uma faca para me defender. A gente se descontrola, fica com raiva. Aconteceu", disse M.G.S. Numa das fugas do centro, há um ano, matou outra pessoa.


Texto Anterior: Instituição nunca teve rebelião
Próximo Texto: Ensino fundamental: Estudo prevê "gargalo" na 5ª série
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.