São Paulo, domingo, 22 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emigração data dos anos 70

da Reportagem Local

O processo de emigração dos paulistanos das classes média e alta começou na década de 70.
Na época, eles se dirigiam para cidades no entorno de São Paulo - como Barueri, onde foi construído o condomínio Alphaville- e locais mais distantes, localizados em um raio de cerca de 100 km da capital, como Campinas.
"O processo evoluiu tanto que hoje temos praticamente uma coisa só, de Campinas a Santos", diz a urbanista Susana Pasternak, da USP, referindo-se ao processo conhecido como metropolização.
Além de Campinas e da Baixada Santista, os paulistanos também se dirigiram para São José dos Campos, no Vale do Paraíba, em busca de qualidade de vida.
O resultado é a formação de uma macrometrópole, diz a urbanista Raquel Rolnik.
"Além das relações existentes entre essas cidades e a capital, criam-se outras redes menores nas regiões para onde houve migração", diz a urbanista.
Isso traz consequências positivas e negativas. "Há desenvolvimento, mas também criam-se bolsões de pobreza", diz Raquel. (MA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.