UOL


São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura de SP não apresentou plano

DA REPORTAGEM LOCAL

Mais de um mês depois da troca de Eduardo Jorge por Gonzalo Vecina, a Prefeitura de São Paulo ainda não apresentou o plano de trabalho para a área hospitalar, novo foco da saúde. Nos bastidores, fala-se até de um novo plano de comunicação para a pasta, que envolveria articulação com a comunidade. Avalia-se que a Saúde não mostrou projetos próprios, precisa encontrar uma marca.
"A partir de maio, teremos uma mídia mais ampla com o próprio PSF e outros projetos, à medida que forem se concretizando. O PSF será um dos eixos ao lado de outros projetos, como ambulância, hospital", diz o secretário municipal da Comunicação, José Américo Dias.
"Quando a prefeita fala em mudar o rumo a saúde, queremos saber o que ela pensa. A nossa grande preocupação é que seja apenas uma ação de visibilidade. Para diminuir filas não é tão simples. É preciso ampliar espaço, contratar recursos humanos, comprar novos equipamentos", diz José Carlos Veloso Pereira, que representa portadores de patologias no Conselho Municipal de Saúde.
Nas últimas semanas, um relatório de gestão feito pela própria Secretaria Municipal da Saúde foi intensamente debatido pelos conselheiros. Nele, o PSF teve uma das piores avaliações. Dos 25 indicadores, 14 não foram atingidos, entre eles a criação de serviço de saúde bucal nas equipes -a prefeitura alega a falta de recursos. O resultado pode ser indício do que preocupava a prefeita.
"O que realmente foi cumprido é muito pouco. Ou as metas foram mal fixadas, ou não souberam gastar o dinheiro. O governo despendeu toda a verba do PSF [R$ 177,2 milhões]. Sugiro sentar e reestudar", afirmou Juljan Czapski, representante de prestadores de serviço no Conselho Municipal de Saúde.
A Secretaria Municipal da Saúde informou que o relatório tem de ser aperfeiçoado. (FL)


Texto Anterior: Programa teve resistências em SP e no Rio
Próximo Texto: Ministério quer mais recursos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.