UOL


São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especialista criou ação global para auxiliar obesos

DA REPORTAGEM LOCAL

"Ainda não estou no peso que considero ideal", diz, entre risos, Philip James, IMC 23. O Índice de Massa Corpórea, resultado da divisão do peso pela altura ao quadrado, seleciona quem está acima do peso ou obeso. IMC a partir de 25 em adultos sinaliza excesso de peso. Acima de 30, obesidade.
Grãos e dez porções diárias de frutas e vegetais fazem parte da dieta de James. Ele não usa açúcar e não vai à academia. Caminha quatro quilômetros diariamente -trajeto da sua casa ao escritório, em Londres. Não usa o carro, mas um medidor para checar se deu pelo menos 10 mil passos no dia.
Graduado em medicina, James se especializou na área de nutrição. Elaborou o documento "Eliminar a Má Nutrição - Os Desafios Nutricionais do Século 21", publicado pelas Nações Unidas. Criou a força-tarefa contra a obesidade em 96. Em 97, apresentou a primeira proposta para a criação de uma agência governamental de segurança alimentar no Reino Unido -e cooperou na idealização da agência da União Européia. (FL)


Texto Anterior: Nutrição: Fome Zero requer "alfabetização" alimentar
Próximo Texto: Artigo: A fome é inimiga da perfeição
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.