São Paulo, quinta-feira, 22 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paraguai é rota principal de armas

DA SUCURSAL DO RIO

A principal rota de drogas e armas para o Brasil é o Paraguai. Armamentos, especialmente norte-americanos, como o fuzil AR-15, são contrabandeadas do país vizinho e entram no Brasil por Mato Grosso do Sul ou pelo Paraná.
O trajeto até grandes mercados, como Rio e São Paulo, é feito prioritariamente por rodovia, em carros e caminhões com fundo falso.
Outro entreposto de armas para o Brasil é a Guiana Francesa, por onde entra artefato europeu, como o fuzil suíço Sig Sauer e o russo AK-47. A cocaína colombiana também chega pelo Paraguai.
Contrabandistas compram armas no país vizinho e vão até a Colômbia trocar pela droga, que entra no Brasil também por Mato Grosso do Sul e pelo Paraná.
O transporte é feito por terra ou por aviões, que pousam em pistas clandestinas ou jogam drogas em canaviais. A cocaína da Bolívia entra por Mato Grosso e Rondônia e chega ao Rio por terra. Vêm do Paraguai cerca de 80% da maconha das favelas cariocas.


Texto Anterior: Fabricante muda nome e produção
Próximo Texto: Artefatos seriam para proteção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.