São Paulo, segunda-feira, 22 de maio de 2000


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A CIDADE É SUA


CRÉDITO
Cliente diz estar há 8 meses tentando solucionar falhas do Diners Club

O administrador de empresas Rubens Branco diz estar tendo dificuldades para resolver um problema referente a cobranças incorretas em faturas de seu cartão de crédito Diners Club.
Branco é cliente da Diners há mais de 12 anos e diz que nunca tinha tido problemas até que, em setembro do ano passado, sua fatura acusou mais de R$ 2 mil em gastos que ele não fez.
Em contato com a Credicard, administradora dos cartões Diners Club, Branco foi orientado a fazer um pagamento avulso do valor correto e enviar um formulário de contestação das cobranças não reconhecidas.
Branco seguiu as instruções, mas afirma que no mês seguinte o valor continuava incorreto, situação que se mantém até hoje.
Apesar de enviar outras duas contestações, fazer várias ligações e enviar fax para a administradora, Branco afirma que ainda não conseguiu ser atendido.
Em abril, o valor da fatura diminuiu, mas o cliente diz que não deve mais nada e que o cartão, que já foi cancelado, não é usado desde janeiro.
"Este mês eu recebi cartas ameaçadoras de cobrança e a proposta de parcelamento de uma dívida que não existe", diz.
(DA REPORTAGEM LOCAL)

DETRAN
Laudo de vistorias é questionado

Leandro A. Costa afirma que tem um veículo há mais de 15 anos que, na última vistoria, ficou retido pelo Detran por suspeita de adulteração no chassi. Ele questiona a ação do Detran, porque acredita que isso já deveria ter sido apontado em vistorias anteriores. Para conseguir a liberação do carro, Costa precisa de um laudo da montadora que, segundo ele, leva 80 dias para ser entregue. "Quero saber como essa suspeita não foi levantada antes", diz. Resposta - O Detran esclareceu que a eventual adulteração pode ter sido feita após a última vistoria e, dessa forma, a suspeita não poderia ter sido detectada antes. Por isso, é preciso verificar o laudo e detectar a época em que foi anotada a ocorrência.
(DA REPORTAGEM LOCAL)

UNE
Atraso de carteirinha motiva queixa

Jane G. da Silva fez o pedido das carteirinhas da UNE e de passes escolares no dia 27 de janeiro e diz que a solicitação, feita à entidade por meio do centro acadêmico da universidade onde Jane estuda, demorou para ser atendida. "Será que é preciso fazer o pedido um ano antes?", pergunta. Resposta- A UNE informou na semana passada que a carteirinha de passes da estudante foi entregue pela universidade à SPTrans no dia 21 de fevereiro e foi emitida no dia 17 de março. A entidade confirmou que houve atraso, mas esclareceu que muitas vezes as universidades demoram para enviar as solicitações e não repassam a informação isso aos alunos. A carteira da UNE já está disponível e pode ser retirada na universidade. (DA REPORTAGEM LOCAL)

ELETRODOMÉSTICO
Consumidora quer troca de geladeira

Ana Lucia M. Pereira comprou uma geladeira Consul em dezembro do ano passado e afirma que o produto vem apresentando um problema crônico no degelo automático. Segundo Ana, o refrigerador não aciona o degelo e todos os alimentos acondicionados acabam congelando. Ela afirma que, na semana passada, uma garrafa de vinho que estava na porta da geladeira chegou a estourar por causa disso. Ana diz que já recebeu visitas de três técnicos e que, mesmo após a troca de algumas peças, o problema ainda permanece. "Já pedi a troca do produto, mas não aceitaram", diz. Resposta A Multibrás, fabricante dos produtos Consul, afirmou que foi agendado um atendimento técnico, que deverá ser feito amanhã, para avaliar o problema, levantar dados e encontrar uma solução. (DA REPORTAGEM LOCAL)

TV A CABO
Assinante se queixa de débito automático

A Psicóloga Renata Valone é assinante da TVA há 8 meses e diz que, apesar de ter solicitado o pagamento da mensalidade através de conta bancária, a empresa insiste em efetuar a cobrança através de débito em conta corrente. "Depois de ter reclamado, a empresa enviou o boleto, mas agora voltaram a debitar automaticamente", diz. Resposta - De acordo com a gerência de serviços ao cliente da TVA, o modo de cobrança foi alterado para pagamento bancário. A empresa informou, entretanto, que os débitos estavam sendo feitos em conta corrente, porque foi essa a opção escolhida pela cliente na ocasião da assinatura. O telefone do setor de atendimento da empresa para mais informações é 0/xx/11/3046-8300. (DA REPORTAGEM LOCAL)

TELEFONIA
Usuária diz que Embratel erra em cobrança

Rita de Cassia F. de Souza afirma que a Embratel cometeu um erro em sua última conta telefônica. Rita alega que a empresa cobrou R$ 15,21 referente a uma ligação que ela diz não ter sido feita, pois na data e horário registrados não havia ninguém em sua casa. "Nesse dia estávamos todos viajando", diz. Rita ligou para a Embratel para reclamar do ocorrido e foi informada de que não havia nada a ser feito porque a cobrança estava correta. Resposta - A Embratel afirmou que, apesar de já ter sido feito um levantamento nas faturas, que comprovou a procedência da cobrança, a empresa decidiu efetuar mais uma pesquisa nas contas da cliente, para que não reste nenhuma dúvida sobre o assunto.
(DA REPORTAGEM LOCAL)

OUTRO LADO
Cobranças foram suspensas e serão analisadas

DA REPORTAGEM LOCAL

A Credicard informou que todas as cobranças foram suspensas e que o cliente deve desconsiderar as correspondência recebidas.
Segundo o ombudsman da empresa, está sendo feito o levantamento detalhado de todas as faturas do cliente, para verificar o saldo remanescente da fatura de abril.
O ombudsman afirma que a Credicard lamenta o problema e que estão sendo tomadas providências para evitar que ocorrências desse tipo se repitam.


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