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Orçamento de corredores vai para túneis
DA REPORTAGEM LOCAL
A Prefeitura de São Paulo passou R$ 41,580 milhões para as
obras da Operação Faria Lima
-dentro das quais estão sendo
construídos os túneis das avenidas Rebouças e Cidade Jardim. O
decreto foi publicado no sábado.
A maior fatia dessa verba (77%)
foi retirada do orçamento de uma
bandeira petista: os corredores de
ônibus. Do Rio Bonito saíram R$
30 milhões -tudo o que estava
previsto no orçamento. Do Guarapiranga/M'Boi Mirim foi R$
1,912 milhão, deixando ainda R$
13,088 milhões -embora nenhum real tenha sido empenhado
até ontem, segundo consulta feita
ao Serviço de Execução Orçamentária pelo gabinete do vereador
Ricardo Montoro (PSDB).
A Emurb (Empresa Municipal
de Urbanização) diz que a verba
remanejada já está incluída nos
R$ 219,2 milhões de custo atualizado dos túneis -valor que inicialmente era de R$ 149 milhões.
E afirma que, apesar de oriundo
de dotações de corredores de ônibus, o recurso não está sendo retirado de outras receitas da cidade.
A explicação: como até 2001 o
dinheiro obtido pela venda de potencial construtivo da Operação
Urbana Faria Lima não era depositado numa conta específica, a
Secretaria das Finanças tem até
hoje verba para repassar ao fundo
-agora criado para a operação.
"Para esse acerto contábil, a Secretaria das Finanças selecionou
dotações orçamentárias cujo os
valores não serão utilizados no
presente exercício", diz a nota da
Emurb. "Essa ação das Finanças
não comprometerá a entrega das
obras, visto que os corredores receberam investimentos em 2002/
2003 suficientes para sua execução", segue o texto.
Ontem à noite, a Emurb não pôde informar quanto ainda resta
dessa verba nas Finanças nem
quanto há na conta agora criada.
Como a Emurb, a Secretaria de
Transportes diz que a previsão de
entrega dos corredores Rio Bonito e Guarapiranga segue sendo
agosto. Mas, procurada às 17h15,
a pasta não conseguiu explicar como isso será possível se, segundo
os dados financeiros da cidade,
nada foi nem gasto, desde janeiro,
a partir das dotações das obras.
De acordo com os Transportes,
os dois corredores custarão, juntos, R$ 170 milhões, mas a pasta
não soube dizer quanto disso já
foi gasto -informação que poderia demonstrar, como sustenta a
nota da Emurb, que a verba transferida não irá fazer falta.
Em 2002 e 2003, segundo dados
levantados no SEO pelo gabinete
do vereador Montoro, a prefeitura gastou R$ 152,4 milhões com os
corredores. Sem contar as demais
obras -entre elas, as do Pirituba/São João, que custou R$ 59 milhões-, já faltariam R$ 17,6 milhões só para concluir a dupla Rio
Bonito-Guarapiranga.
Ao assumir a prefeitura, Marta
Suplicy (PT) prometeu que, em
quatro anos, elevaria de 99,65 km
para 400 km a extensão de vias
com alguma prioridade a ônibus.
No melhor dos cenários, porém,
vai terminar o mandato com
249,2 km de vias de ônibus -sendo 110 km exclusivas. Para isso,
tem de concluir sete Passa-Rápido, entre eles o Rio Bonito e o
Guarapiranga. O Rio Bonito soma
30 km dos 110 km. O Guarapiranga, mais 7,5 km.
(SC)
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