UOL


São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

Inscrições, apenas via internet, vão até 22 de agosto

Financiamento universitário vai priorizar Norte e Nordeste do país

DA REPORTAGEM LOCAL

Alunos do ensino superior particular do Norte e do Nordeste do país e que estudam pedagogia, curso normal ou licenciatura, terão prioridade na seleção do Fies, o Programa de Financiamento Estudantil do Ministério da Educação (MEC), que paga até 70% do curso dos beneficiados.
Para se candidatar, é preciso se inscrever via internet até 22 de agosto. O ministério espera 300 mil inscrições; 70 mil pessoas serão escolhidas. O investimento total do Fies será de R$ 140 milhões.
Poderá receber a ajuda qualquer aluno matriculado numa das cerca de 1.300 universidades e faculdades particulares cadastradas no MEC e que tenha uma boa avaliação no provão (não receberam D nem E nos últimos três anos).
O financiamento vai até o fim da duração regular do curso. Os juros, durante a vigência do contrato, são de 9% ao ano fixos. Depois de concluir os estudos, o estudante passa a pagar mensalidades reajustadas pela tabela price.
A intenção do MEC é evitar que a maior parte dos beneficiados se concentre na região Sudeste, como ocorreu em 2002. Por isso, para calcular a distribuição de vagas e de verba por Estado, usou a relação entre o total de matrículas em instituições de ensino superior e a população de 18 a 24 anos alfabetizada em cada um deles.
De acordo com o ministério, só 11% das pessoas nessa faixa etária estão nas universidades. Por outro lado, as instituições particulares detêm 67% do total de vagas do ensino superior.
O critério individual de seleção está baseado numa fórmula que leva em conta o perfil socioeconômico do candidato. Para cada item respondido na ficha de inscrição, são atribuídos valores que, somados, dão uma nota. Por ordem, os candidatos que tiverem notas menores são escolhidos para uma entrevista, na qual terão de comprovar o que declararam.
Após preencher a ficha na internet, o candidato deverá imprimir o protocolo de inscrição em duas vias e entregá-las à instituição em que estuda para confirmação. Só serão consideradas inscrições confirmadas pelas universidades.
O Fies foi criado em 1999 para substituir o Programa de Crédito Educativo. Desde então, beneficiou 220 mil estudantes.


Texto Anterior: Saúde: Prefeitura comandará hospitais do Estado a partir do próximo mês
Próximo Texto: Saúde: Governo priorizará população de baixa renda nas ações anti-Aids
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.