São Paulo, sexta-feira, 22 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eventos alteram circulação em SP

FERNANDA BASSETTE
DA REPORTAGEM LOCAL

O grande número de eventos que estão acontecendo em São Paulo obrigaram a prefeitura a adaptar o trânsito ao número de visitantes que devem chegar à cidade a partir de hoje. Além de modificações em itinerários de linhas de ônibus, algumas ruas terão os sentidos alterados e poderão ser bloqueadas.
Por conta do Grande Prêmio de Fórmula 1, por exemplo, 59 linhas de ônibus que passam perto do autódromo de Interlagos, na zona sul, terão o itinerário alterado amanhã e no domingo.
O superintendente de operações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) Eduardo Macabelli informou que a região terá operação especial a partir das 6h de hoje, por conta dos treinos.
"Temos uma preocupação adicional amanhã [hoje] porque é dia útil e há muita movimentação", disse. Macabelli acrescentou que a CET já sinalizou o local e alterou o funcionamento dos semáforos para atender a demanda.
Para o treino de amanhã, serão montados a partir das 5h cordões de bloqueio no entorno do autódromo para permitir o acesso dos moradores às casas "bloqueadas".
Além disso, será implantada mão única nas av. do Jangadeiro, av. Jacinto Júlio, rua Manuel de Teffé e av. João Paulo da Silva, que passam a ter sentido centro. Os ônibus serão desviados. "Eles farão um contorno no autódromo", disse Macabelli.
No domingo, a partir da 0h, a av. Interlagos terá mão única sentido bairro, entre a av. das Nações Unidas e a praça Batista Botelho. Já a av. Senador Teotônio Vilela será fechada entre a av. do Jangadeiro e a av. Interlagos, com opção pela av. Robert Kennedy. A expectativa é que ao menos 70 mil carros passem pelo local.

Ônibus e táxis
Para quem preferir ir ao autódromo de ônibus, a SPTrans vai disponibilizar no sábado e no domingo quatro linhas especiais. Os veículos sairão a cada 20 minutos de quatro miniterminais -Congonhas, Jabaquara, República e SP Market- e não terão paradas intermediárias. Os portadores de deficiência e um acompanhante poderão chegar ao autódromo de graça em vans que sairão dos miniterminais.
Pela primeira vez, de acordo com Macabelli, os taxistas terão espaço reservado. "Fizemos um bolsão de estacionamento com 120 vagas para táxis, além dos ônibus e vans fretados."
Há operação especial também para o Salão Internacional do Automóvel no Anhembi (zona norte), que segue até o dia 31, com possíveis alterações no trânsito.
Na região do Pacaembu, por conta do show do Roberto Carlos, a CET também vai destacar efetivo extra. "Eventos no estádio são rotineiros e faremos a intervenção das vias somente se for necessário", declarou Macabelli.


Texto Anterior: Asfalto selvagem: Invasão de espaço irrita mais que risco à vida
Próximo Texto: Barbara Gancia: Fórmulas para boi dormir
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.