São Paulo, Quarta-feira, 22 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EMBU
Justiça devolve cargo a prefeito e vereadores

LILIAN CHRISTOFOLETTI
da Reportagem Local

O prefeito cassado de Embu (Grande São Paulo) e os 18 vereadores afastados pela Justiça conseguiram ontem duas liminares que autorizam o retorno deles para seus respectivos cargos.
A notícia foi recebida com desagrado pela maioria dos vereadores da Câmara. Eles haviam cassado o mandato do prefeito na última quinta-feira e estavam reunidos ontem para votar a cassação dos parlamentares afastados.
O prefeito Oscar Yazbek (PSD) e os 18 vereadores são suspeitos de mau uso da verba pública.
No caso de Yazbek, a liminar, concedida pela 3ª Vara Distrital de Embu, foi assinada ontem pela manhã e a notificação seguiu para a Câmara no mesmo dia. Com isso, Yasbek reassumiu a prefeitura, apesar de o processo contra ele ainda estar em andamento.
No caso dos vereadores afastados, três desembargadores da 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça cancelaram, por dois votos contra um, o afastamento dos mesmos.
O julgamento da liminar foi às 13h de ontem, em São Paulo. Às 18h, oficiais de Justiça interromperam a sessão e os vereadores reassumiram a Câmara.
Cerca de 80 pessoas acompanharam a sessão e vaiaram os vereadores suplentes que deixaram os cargos. O único vereador que não havia sido afastado e que é o autor das denúncias contra os demais parlamentares, Geraldo da Cruz (PT), transferiu a presidência da Casa para o antigo ocupante do cargo, o vereador Milton Aranzon (PSDC). Ao reassumir o cargo, os vereadores alegaram inocência das acusações e afirmaram que não tiveram oportunidade para apresentar suas defesas.


Texto Anterior: Curiati nega reunião com vereadora
Próximo Texto: Retorno desagrada moradores
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.