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Pilotos de jato não conferiram equipamentos, diz Aeronáutica
KLEBER TOMAZ
DA REPORTAGEM LOCAL
CINTHIA RODRIGUES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Documento da Aeronáutica
divulgado ontem aponta que a
tripulação do Learjet -que se
acidentou, matando oito pessoas na zona norte de SP, em
novembro- não havia utilizado o check-list da aeronave. O
procedimento de conferência
dos equipamentos é obrigatório antes de pouso e decolagem.
A Divulgação Operacional de
Segurança de Vôo número
044/C/2007 do Sipaer (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos)
também sugere que o co-piloto
fez sozinho a preparação da aeronave, "sem o acompanhamento do comandante, que gerenciava questões de cunho administrativo".
Segundo a descrição no documento, a decolagem foi feita
pelo co-piloto Alberto Soares
Júnior, 24. Após a identificação
de um problema na rota, o piloto Paulo Montezuma Firmino,
39, assumiu e solicitou o balanceamento do combustível.
Neste momento, segundo
diálogo divulgado pelo jornal
"Diário de S. Paulo", o co-piloto
nota um problema na roda e
Firmino diz que o jato está
"desbalanceado". Segundo um
piloto experiente consultado
pela Folha, o que evidencia a
falta do check-list é a maneira
como o co-piloto relata o problema: "A roda estava torta.
Acho que... Vixe!!! Compensador!", foi a frase gravada pela
caixa-preta, segundo o jornal.
"Se os dois tivessem feito o
check-list juntos, como é o certo, não haveria essa surpresa",
diz o piloto à Folha.
Depois de relatar os fatos
com base em entrevistas com
testemunhas e a análise da caixa-preta, o documento divulgado ontem faz três recomendações aos pilotos. A primeira é
um alerta às "potenciais conseqüências" de um desbalanceamento do combustível. A segunda pede mais atenção às tarefas relacionadas ao pré-vôo.
A última está diretamente
relacionada ao fato de o piloto
não ter supervisionado o co-piloto na checagem da aeronave
no dia do acidente.
O documento recomenda
"alertar os comandantes, notadamente aqueles em função de
instrutor, quanto à necessidade da adequada supervisão das
tarefas incumbidas aos demais
tripulantes"
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