UOL


São Paulo, quinta-feira, 23 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMPARO

Presos pularam muro após terem sido recapturados

Cinco detentos fogem de cadeia duas vezes em menos de 24 horas

Marcos Peron/Folha Imagem
Perito da Polícia Civil examina grade retorcida na cadeia de Amparo durante fuga na segunda-feira


MÁRIO TONOCCHI
FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

Em menos de 24 horas, cinco presos fugiram duas vezes da cadeia de Amparo (130 km de SP). Na primeira fuga, eles saíram pela porta da frente da unidade com outros 16 detentos. Recapturados pela Polícia Militar, voltaram a fugir pulando o muro do prédio.
O feito só foi descoberto na madrugada de ontem, quando a PM foi chamada para buscar um suposto assaltante em um terreno baldio. No local, policiais encontraram um homem que foi reconhecido como o fugitivo Henrique Rosa Costa Simões, 20.
Ele havia fugido na noite da última segunda-feira, quando seis homens invadiram a cadeia para resgatar o assaltante Nilson José Alves Moreira. Na ação, fugiram 21 dos 68 presos.
Na madrugada de terça, a PM recapturou 12, entre eles os cinco detentos, que fugiram novamente na noite do mesmo dia.
Um dos policiais reconheceu Simões, pois o havia recapturado no dia anterior. "Mas eu não prendi você ontem?", indagou o PM. "Mas eu consegui escapar de novo", respondeu o preso, conforme descreveu um dos policiais.
Quando a PM chegou à cadeia, na madrugada de ontem, uma nova surpresa. A Polícia Civil nem sequer sabia que os cinco haviam escapado novamente.
"Aqui está um dos cinco que fugiram ontem", afirmou um dos policiais ao carcereiro de plantão. "Mas teve fuga de novo?", teria respondido o carcereiro, segundo relato da PM. O nome do carcereiro não foi divulgado.
A Polícia Civil realizou uma vistoria e confirmou a fuga. Com auxílio de uma corda feita com panos, eles escalaram as paredes e saíram pelo telhado. Quatros continuavam foragidos.
O secretário da Segurança, Saulo de Castro Abreu Filho, informou, por meio de assessoria, que quatro carcereiros serão remanejados para Amparo, onde só um funcionário faz plantão noturno.


Texto Anterior: Violência: Sindicâncias da Febem são uma "farsa", afirma comissão da OAB
Próximo Texto: Tráfico: Ex-soldado do Vietnã é pego com droga
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.