UOL


São Paulo, quinta-feira, 23 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRÁFICO

Além do americano, policiais também prenderam doméstica no aeroporto

Ex-soldado do Vietnã é pego com droga

DO "AGORA"

DA FOLHA ONLINE

O norte-americano Ruben Hernandez Martinez, 53, foi preso ao tentar embarcar com 7,8 kg de cocaína em um vôo que partia de Cumbica, em Guarulhos, com destino a Zurique (Suiça), às 18h de anteontem. Seu destino final era Pristina, na Iugoslávia.
O acusado, segundo a Polícia Federal, fez parte do exército americano e lutou na Guerra do Vietnã em 1971. Parte da droga estava misturada em três garrafas de vinho chileno e em um spray de espuma de barbear. O resto estava escondido em uma armação que ficava em torno da mala.
Segundo o delegado Wagner Castilho, Martinez confessou que essa seria a segunda vez que levaria cocaína do Brasil para a Iugoslávia. A PF ainda vai investigar a origem da droga.
Na Califórnia, onde morava, Martinez é dono de uma loja de persianas.

Calcinha
Com um 1,5 quilo de cocaína no enchimento da calcinha, a doméstica carioca Valéria Luiza dos Santos Silva, 27, também foi presa em flagrante no aeroporto internacional de Guarulhos, na noite de anteontem.
Ela estava embarcando para Cape Town, África do Sul, quando foi detida por investigadores do Denarc (Departamento de Investigações Sobre Narcóticos).
Desempregada e grávida de seis meses, a mulher disse que foi convencida a participar do esquema de tráfico internacional por um nigeriano, durante encontro em um bar da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
O traficante teria se encarregado de preparar a calcinha dela.
Segundo a polícia, em dezembro ela esteve na África e ficou uma semana em Cape Town para conhecer a cidade. Na semana passada, a doméstica, moradora em Jacarepaguá, foi trazida de carro para São Paulo, onde ficou hospedada em um hotel. Para embarcar, foi de táxi até o aeroporto de Guarulhos.
Com a informação sobre o esquema de tráfico, os policiais do Denarc pediram que o nome dela fosse barrado no check-in. A droga estava envolta em esparadrapo na calcinha dela.


Texto Anterior: Amparo: Cinco detentos fogem de cadeia duas vezes em menos de 24 horas
Próximo Texto: Verão: Prefeitura dá início a combate a pernilongos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.