UOL


São Paulo, quinta-feira, 23 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade de Deus será exemplo, diz governo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares, disse ontem que vai tornar a favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, uma comunidade exemplo da política de combate à violência do governo federal. Por meio de convênio com a Prefeitura do Rio, Soares pretende empregar recursos do Plano Nacional de Segurança Pública.
"Gostaríamos que [o programa" se convertesse em exemplo de que é possível intervir articuladamente, de modo consistente, evitando a reprodução da violência e, com isso, contribuindo para a segurança pública."
Os detalhes, como os recursos do programa, serão definidos em uma reunião com o prefeito Cesar Maia (PFL), na semana que vem. Soares só adiantou que vários ministérios e secretarias municipais estarão envolvidos no projeto. A implantação deve ocorrer ainda no primeiro semestre do ano.
O objetivo será investir na "qualidade de vida" dos moradores da favela. Para isso, serão necessários projetos nas áreas de saneamento básico, cultura, educação, saúde e segurança pública.
Ainda não foi definido como será a participação das polícias estaduais (Civil e Militar) no projeto, mas, segundo Soares, o governo estadual será convidado a participar. O secretário afirmou que já mantém contatos com lideranças comunitárias da área. O projeto terá uma equipe básica de gestão integrando as diversas instâncias do governo e da sociedade organizada da região. (ID)


Texto Anterior: Governo Lula: Plano para favela gera crise entre ministérios
Próximo Texto: Fumo: Fiscalização da venda de cigarros crescerá
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.