UOL


São Paulo, sexta-feira, 23 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Distribuição de cachimbo está suspensa em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

A distribuição experimental de cachimbos de crack, prevista em um projeto do Ministério da Saúde, está suspensa na cidade de São Paulo.
A pasta lançou o programa de redução de danos para esses dependentes no ano passado. Um dos objetivos da distribuição é evitar o compartilhamento de cachimbos, geralmente improvisados com latas.
Os instrumentos inadequados podem gerar ferimentos, e a fumaça aspirada das latas provoca queimaduras na boca e no nariz, que podem facilitar a transmissão de doenças de um usuário para outro. A entrega de cachimbos permitiria ainda estabelecer um vínculo entre dependentes e profissionais capazes de ajudá-los.
Segundo Vladimir Stempliuk, coordenador do projeto Sexta, Sábado e Domingo Pedem Cachimbo, desenvolvido no centro, a entidade recebeu informação de policiais da região de que a legislação paulista permite apenas a entrega de seringas para usuários de drogas injetáveis. "Ainda discutimos o que fazer." Há projetos semelhantes em Itajaí (SC), Juiz de Fora (MG) e Salvador.


Texto Anterior: Governo Lula: Ministério da Justiça fará combate às drogas
Próximo Texto: Rio: Garotinho vê "política" em ato de PM
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.