São Paulo, segunda-feira, 23 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGURANÇA

Ele tentou reagir, diz polícia

Traficante do Rio é preso na zona leste

DA SUCURSAL DO RIO

A polícia do Rio prendeu na noite de ontem, em São Paulo, o suposto traficante Márcio José Sabino Pereira, o Matemático, acusado de ser o braço-direito de Róbson André da Silva, o Robinho Pinga, um dos criminosos mais procurados do Rio de Janeiro e chefe da facção TCP (Terceiro Comando Puro).
Pereira foi preso em um shopping na região de Aricanduva, na zona leste de São Paulo, por policiais da Cinpol (Coordenadoria de Inteligência da Polícia Civil do Rio) e agentes da Polícia Civil do Distrito Federal, onde há mandados de prisão contra ele.
Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio, Pereira teria reagido a prisão e levou um tiro na perna. Ele deverá ser transferido para o Rio hoje.
Matemático é apontado como um dos principais gerentes do tráfico de drogas nas favelas do Rebu e da Coréia, em Senador Camará (zona oeste), ambas dominadas por Robinho Pinga. Em abril, a polícia apreendeu na favela um arsenal com oito minas terrestres e 161 granadas.
Ele é acusado também do assassinato do coordenador de segurança do complexo penitenciário de Bangu, Paulo Roberto Rocha, em agosto do ano passado.
A ligação entre o Matemático e Robinho Pinga já havia sido comprovada, segundo a polícia, quando uma escuta telefônica mostrou Matemático e outro traficante conversando sobre um suposto plano do Terceiro Comando Puro de se aliar a traficantes da Rocinha (zona sul).
Uma estimativa feita pela polícia em junho deste ano apontou os traficantes das favelas de Senador Camará, Rebu e Coréia (todas na zona oeste), comandados por Robinho Pinga, como um dos grupos que possuem o maior arsenal de armamentos. Seriam 180 fuzis, número inferior apenas ao estimado no complexo de favelas do Alemão (zona norte), onde os pontos-de-venda de drogas seriam controlados pelo Comando Vermelho.


Texto Anterior: Outro lado: Entidade diz ter aval do Estado para funcionar
Próximo Texto: Cinema: PF faz operação de busca no Festival de Gramado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.