São Paulo, domingo, 23 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entrevista gera polêmica na PUC

da Reportagem Local

A publicação de uma entrevista de conteúdo anti-semita e contra nordestinos em um jornal laboratório da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) gerou polêmica no curso de jornalismo da universidade.
A edição de julho do jornal "Oito ou Oitenta", feito por alunos do 3º ano, publicou entrevista com um homem de 29 anos, não identificado, que disse que "se Hitler tivesse conhecido os nordestinos, nenhum judeu teria morrido".
A publicação fez com que o deputado federal José de Abreu -ligado à comunidade nordestina- pedisse abertura de inquérito na Delegacia de Crimes Raciais.
O professor responsável pelo jornal, Wladyr Nader, disse que o tema escolhido para a edição foi o "radicalismo". "Dentro do tema, foi entrevistada uma pessoa que se dizia nacionalista radical. Deveríamos ter escrito que as idéias dos entrevistados não correspondiam às dos alunos e dos professores."
"Nós não somos racistas e não tivemos a intenção de divulgar idéias preconceituosas", disse Renata Soares, autora da entrevista.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.