São Paulo, sexta, 23 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Berçário tem aparelhos vencidos, afirma conselho

da Reportagem Local

O Coren (Conselho Regional de Enfermagem) afirma que havia equipamentos com validade vencida no berçário do Hospital João Paulo 2º anteontem, quando um recém-nascido morreu.
A fiscal Raquel Cima diz que os filtros utilizados nas incubadoras estavam vencidos desde junho. Não havia aparelho para medir o nível de oxigênio para o bebê nem monitor cardíaco, diz ela.
O Coren diz que o recém-nascido que morreu anteontem usou um desses filtros. A Vigilância Sanitária não vistoriou o local porque afirma não ter recebido denúncia. Uma médica da Secretaria Municipal da Saúde foi ao berçário anteontem e constatou que os dez bebês não estavam usando a incubadora ou o oxigênio. Por isso, o berçário só foi fechado ontem, quando os bebês tiveram alta ou foram transferidos.
O diretor do hospital, Armando Cordeiro Junior, negou que os aparelhos estivessem vencidos. "O bebê morreu porque o hospital não tem estrutura para bebês de alto risco. Ele nasceu de sete meses e pesava 600 g. O convênio da paciente demorou mais de 24h para removê-lo daqui." (PL)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.