São Paulo, Quinta-feira, 23 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Detenção vai isolar beneficiados

da Reportagem Local

Os presos da Casa de Detenção (zona norte de SP) que serão beneficiados com a saída temporária serão isolados quando voltarem ao presídio até que a direção do complexo consiga vagas para todos no regime semi-aberto.
A informação foi dada ontem à Folha pelo diretor da Detenção, Maurício Guarnieri. Segundo ele, a intenção é evitar tumultos. No total, 157 presos -a maioria do pavilhão 9- deixarão o presídio.
Hoje de manhã, de acordo com o diretor, os beneficiados participarão de uma reunião com a diretoria para que sejam alertados da importância do retorno.
"A concessão é uma experiência. Os outros terão o benefício no Dia das Mães se voltarem agora, e eles precisam saber disso", afirmou Guarnieri.
A ampliação do benefício aos presos da Detenção, da Penitenciária do Estado, dos cadeiões e das delegacias foi determinada pelo juiz-corregedor dos presídios, Octavio Augusto de Barros Filho. Ela atinge mil internos.
"Se os presos já tiveram o benefício do semi-aberto concedido e continuam em regime fechado por falta de vagas, não são eles que devem pagar pela distorção da política carcerária do Estado", justificou o juiz.
O Estado de São Paulo tem hoje apenas 6.938 vagas em regime semi-aberto -contra 35.200 em regime fechado. Enquanto isso, cerca de 20% da população carcerária mantida atrás das grades já poderia ter mudado de regime. (SC)




Texto Anterior: Estratégia: Presídio inventa "adoção" de detento
Próximo Texto: Outros 5.000 devem ter perdão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.