São Paulo, Quinta-feira, 23 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acidente mata 12 na Bahia


da Agência Folha, em Salvador

Um choque entre uma carreta com placa de Minas Gerais e um ônibus da Itapemirim provocou ontem a morte de 12 pessoas e deixou outras 30 feridas no km 549 da BR-116, próximo ao município de Itatim (BA).
O acidente ocorreu às 6h, quando o ônibus foi atingido pelo caminhão que trafegava em sentido contrário.
No veículo da Itapemirim havia 48 passageiros (6 crianças) que partiram de Recife (PE) e se dirigiam para São Paulo (SP).
Segundo informações da Polícia Rodoviária, a carreta saiu da pista, bateu no lado esquerdo do ônibus, arrastou-o por cerca de 80 metros até tombar e cair em uma ribanceira sobre ele.
Nove pessoas morreram no local. Outras 33 foram levadas para o Hospital Geral do Estado, em Salvador, e para o Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana (108 km da capital baiana).
Entre os que foram encaminhados para atendimento médico, três não resistiram aos ferimentos e morreram antes das 15h de ontem -o motorista da carreta, Jésus Fernando Faleiro, um homem de aproximadamente 25 anos e uma criança de 3 anos não identificados pela polícia até a fechamento desta edição.
Segundo informações das equipes de plantão dos hospitais, pelo menos três pacientes corriam risco de morte.
A assessoria de imprensa da Itapemirim informou que a empresa pagará os custos com atendimento hospitalar, enterro e transporte das vítimas.
De acordo com o assessor Delamar da Cruz, acidentados e suas famílias vão receber indenizações cujos valores variam de acordo com a gravidade dos ferimentos.
O chefe do posto da Polícia Federal em Milagres, Angelísio Gomes, disse que a maioria dos passageiros estava em viagem para passar o Natal em São Paulo.
"A cena era de grande desespero. As pessoas gritavam por socorro e choravam muito, especialmente as crianças. Muitos estavam dormindo na hora em que o ônibus foi atingido", disse.
De acordo com Gomes, a polícia ainda não sabe o que levou a carreta a sair da pista. Ele acredita que o motorista do veículo tenha cochilado enquanto dirigia.
"A visibilidade era boa e não chovia no local na hora do acidente. De qualquer modo, somente após o resultado da perícia é que poderemos dizer com precisão o que aconteceu."
Os hospitais determinaram que a imprensa não poderia ter acesso aos feridos.
Por volta das 16h, 12 passageiros que já haviam sido medicados ou que não tiveram ferimentos foram transportados de Milagres (cidade localizada a 20 km de Itatim) para São Paulo em outro ônibus da empresa.




Texto Anterior: Saúde: Infecção mata 5 bebês em hospital do Rio
Próximo Texto: Administração: Câmara aprova IPTU congelado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.