São Paulo, quarta-feira, 24 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acordo vai facilitar transporte de órgãos doados

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Um acordo entre o Ministério da Saúde e as companhias aéreas brasileiras irá facilitar o transporte de órgãos doados no país.
O termo de compromisso, assinado ontem pelo ministro José Serra e representantes de 15 empresas de aviação, permitirá que os órgãos doados sejam transportados gratuitamente para qualquer lugar do país.
As empresas também levarão gratuitamente equipes médicas para a retirada de órgãos doados quando não houver infra-estrutura suficiente no local de origem.
"Com isso queremos reduzir a zero as perdas de órgãos por problemas de transporte", disse Renilson Rehems, secretário de Assistência à Saúde do ministério.
A medida prevê também um acordo com o DAC (Departamento de Aviação Civil) para permitir que as companhias atrasem vôos para receber os órgãos a serem doados ou encaixem equipes médicas em vôos que já estejam lotados. "Isso dará agilidade ao sistema", disse Serra.
O trabalho será coordenado pela Central Nacional de Transplantes, que fica no aeroporto de Brasília. No momento em que for comunicada a necessidade de transportar um órgão, a central fará contato com as companhias aéreas para verificar qual delas poderá fazer o trabalho.
Segundo o ministério da Saúde, o programa já funcionava apenas com as quatro principais empresas -TAM, Varig, TransBrasil e Vasp- desde agosto de 2000. No período, foram transportados 85 órgãos e uma equipe médica.


Texto Anterior: Saúde: Governo cria incentivos para transplantes
Próximo Texto: Acidente: Choque entre trem e ônibus deixa nove feridos no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.