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Escolas sem professor ganham TV
DANIELA FALCÃO
da Sucursal de Brasília
O Ministério da Educação e o
BID (Banco Interamericano de
Desenvolvimento) assinam na
próxima quinta-feira convênio de
US$ 3 milhões para produzir vídeos e substituir professores nas
escolas públicas que não puderem contratar mão-de-obra.
O dinheiro se destina a escolas
de ensino médio com falta de professores de matemática, biologia,
química e física. O projeto deve
começar a funcionar a partir do
segundo semestre deste ano.
Os vídeos terão formato semelhante ao do Telecurso 2000
-programa de educação à distância desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho.
A principal diferença é que as
aulas do Telecurso duram apenas
15 minutos e expõem a matéria de
forma compacta, porque são destinadas a alunos de supletivo.
Os vídeos desenvolvidos pelo
MEC terão duração equivalente à
de uma aula regular (45 minutos).
"Vamos oferecer uma alternativa aos Estados para que possam
atender à explosão da demanda
de vagas no ensino médio. Escolhemos matemática e ciências,
porque nessas áreas há maior carência de professores", afirmou o
ministro Paulo Renato Souza
(Educação).
As aulas em vídeo elaboradas
pelo MEC serão acompanhadas
de atividades para serem realizadas em sala de aula, orientadas
por um monitor -professor habilitado, mas que não precisa ter
formação específica na área.
"Não estamos querendo substituir o professor por novas tecnologias. O objetivo é oferecer um
instrumento adicional aos Estados", disse o ministro.
O MEC também pretende utilizar o rádio para alfabetizar jovens
e adultos em áreas em que há carência de profissionais. O projeto
está sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação à Distância e
ficará pronto neste semestre.
Ontem Paulo Renato assinou
convênio com a Fundação Roberto Marinho para que as aulas do
Telecurso 2000 sejam exibidas
nas escolas da rede pública que
dispõem do kit do TV Escola (vídeo, TV e antena parabólica).
O objetivo é fazer com que professores que ainda não concluíram o ensino médio tenham uma
alternativa para completar sua
formação.
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