São Paulo, terça, 24 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio se colore para Chico Buarque e marca virada na Marquês de Sapucaí

da Sucursal do Rio

do enviado especial ao Rio


Milhares de pessoas se vestiram de verde e rosa, as cores da Mangueira, para esperar o desfile da escola ontem na avenida Marquês de Sapucaí, homenageando o compositor Chico Buarque.
Ao contrário do dia anterior, quando as reações foram mornas, o público cantava, dançava e gritava palavras-de-ordem mesmo antes da apresentação das escolas.
Quando o cantor Jamelão, puxador de samba da Mangueira, passou caminhando pela passarela, foi ovacionado.
A torcida da Mangueira, considerada o "Flamengo do samba" devido à sua popularidade, silenciou os adeptos da Unidos da Tijuca, que na madrugada de hoje teria o centenário do Vasco da Gama.
Um problema de última hora levou diretores mangueirenses ao desespero: o caminhão com partes do carro abre-alas "Pra Ver a Banda Passar" se atrasou e, na montagem, caiu a figura de Chico Buarque, sentado, tocando violão.
Os artistas da escola tentariam remontar a figura de Chico.
Oito seguranças foram escalados para proteger Chico no desfile. Até o compositor Carlos Cachaça, da "velha guarda mangueirense", estava na concentração, para desfilar numa cadeira de rodas.
Às 19h55 de ontem, a Tradição se preparava para começar o segundo dia de desfiles na Sapucaí.
Os ritmistas da bateria usaram fantasias de veludo negro, inclusive nas botas, quando a temperatura, mesmo à noite, superava os 30 C. À frente da bateria, sairia a madrinha Luma de Oliveira, que deu apoio financeiro à escola.
A comissão de frente, pelo quinto ano consecutivo, foi formada por bailarinos de diversas companhias cariocas. O coreógrafo, Roberto Lima, é bailarino do Teatro Municipal do Rio. A Tradição desfilaria com o tema "Viagem Fantástica ao Pulmão do Mundo", sobre a Amazônia.
(FERNANDA DA ESCÓSSIA, ISABEL CLEMENTE e RODRIGO VERGARA)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.