São Paulo, Sábado, 24 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LUZ
Abastecimento pode ser interrompido
Eletricitários de Furnas entram em greve 2ª

FERNANDO GODINHO
da Sucursal de Brasília

Os eletricitários ligados à estatal Furnas Centrais Elétricas, cujas usinas fornecem 65% da energia consumida na região Sudeste, iniciam na segunda-feira uma greve por tempo indeterminado.
O presidente do Sindicato dos Eletricitários de Furnas, Ataíde Vilela, disse que o abastecimento de energia poderá ser interrompido. "A manutenção das usinas vai ser suspensa, e a operação será feita de maneira precária."
A greve é para protestar contra a decisão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social de transferir para a Eletrobrás -holding estatal do setor elétrico- o pagamento de R$ 1 bilhão da dívida que Furnas tem com o fundo de pensão Real Grandeza, dos funcionários da estatal.
A dívida está estimada em R$ 1,2 bilhão, e os trabalhadores querem que ela seja assumida pelos compradores de Furnas (que deve ser privatizada neste ano).
O sindicato presidido por Vilela reúne cerca de 1.300 trabalhadores, espalhados por oito usinas.
A greve nas usinas hidrelétricas começa a partir da 0h da segunda-feira. Na terça, está programada a paralisação dos funcionários dos escritórios da estatal, no Rio.
O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), empresa privada responsável pela gestão e coordenação do setor elétrico do país, informou ontem que não pode garantir a continuidade no fornecimento da energia de Furnas.
Uma nota dos sindicalistas do setor elétrico do Rio de Janeiro sobre a greve, obtida pela Folha, afirma que "é dever de todo eletricitário" impedir que "o corpo estranho chamado ONS" entre nas instalações de Furnas após a greve.
As diretorias de Eletrobrás e de Furnas divulgaram ontem um comunicado informando que estão "envidando esforços" para "assegurar a plena operação do sistema em uma eventual paralisação".
Ontem, no Rio, a Light começou a pagar as primeiras indenizações a consumidores prejudicados pelo blecaute do dia 11 de março.


Texto Anterior: Procurador quer condenação de Naya
Próximo Texto: Cinco presos seguem hoje para prisão no Chile
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.