São Paulo, quinta, 24 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PR vai contra tendência do resto do país

da Agência Folha, em Curitiba

O Paraná registrou 671 casos de sarampo até o dia 9 de setembro, contra 540 em todo o ano de 1997 -no país todo, caíram os casos de sarampo de 97 para 98.
Para o Cepi (Centro de Epidemiologia), da Secretaria de Estado da Saúde, o crescimento é natural e deve-se ao fato de um surto da doença ter atingido vários Estados do país nos últimos dois anos.
A diretora do Cepi, Maria Angélica Cerveira, contesta informações do Ministério da Saúde de que estaria havendo "exportação" de casos de sarampo brasileiros, via Foz do Iguaçu (oeste do Estado), para Paraguai, Bolívia e Argentina.
Segundo ela, o Paraguai nunca conseguiu controlar o sarampo -ao passo que o Paraná não registrou nenhum caso em 1995 e 1996. Responsabilizar o Estado por "exportar" casos, segundo ela, é "irresponsabilidade".
Em 97, Foz registrou 77 casos da virose. Com vacinas, a cidade teve até agora dois casos neste ano.
A maior parte dos casos de sarampo no PR ocorre na faixa entre 20 e 29 anos, segundo o Cepi.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.