São Paulo, quinta, 24 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Botica atua em São Paulo há 140 anos

FLORÊNCIA VAZ PEREIRA
do Banco de Dados

A Botica Ao Veado D'Ouro, que agora aparece implicada no caso do Androcur falsificado, é uma das mais tradicionais farmácias de manipulação de São Paulo.
Fundada em 1858 pelo alemão Gustav Schaumann, a Botica permaneceu como uma das únicas a trabalhar com fórmulas personalizadas até a década de 70.
Na origem, Schaumann e seu amigo Gustav Gravenhorst tinham uma loja de secos e molhados onde, num pequeno espaço, vendiam medicamentos.
Percebendo que este ramo era inexplorado no Brasil, resolveram investir na compra de equipamentos e fundar uma farmácia.
Algum tempo depois, Gravenhorst voltou para a Alemanha e Schaumann ficou sozinho com o empreendimento.
Ao batizar a farmácia, usou o brasão da família Schaumann como logotipo: o pequeno cervo dourado entre arbustos.
A farmácia foi dirigida pela família até 1905. A partir daí, entraram vários sócios. Atualmente, Daniel Derkacheff, que foi indiciado ontem, dirige a empresa e é um de seus proprietários.
Com 140 anos de existência, a Botica Ao Veado D'Ouro participou de várias fases do desenvolvimento de São Paulo e vem procurando adaptar-se às exigências dos novos tempos.

Expansão
Instalada desde a fundação na Rua São Bento, região central da cidade, iniciou sua expansão em 1989, com a instalação da primeira filial no Shopping Iguatemi.
Mais tarde, vieram outras nos shoppings Morumbi (1992), Ibirapuera (1994) e Metrô Tatuapé (1997), além de uma loja na rua Monte Alegre (1996), no bairro de Perdizes.
A expansão aconteceu depois do episódio em que foi acusada de vender remédio falso, em 1985 (leia texto ao lado). Segundo a atual direção, o laboratório teria provado sua inocência no caso.
Em sua trajetória, a Botica Ao Veado D'Ouro conta com a passagem de clientes famosos, como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, o presidente Washington Luiz, o campeão de boxe Éder Jofre e o cantor Cauby Peixoto, entre outros.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.