UOL


São Paulo, sexta-feira, 24 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No campo, 29,8% dos adultos são analfabetos, diz estudo do Inep

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Pesquisa realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) sobre a realidade da educação brasileira no campo aponta uma série de desigualdades em relação à população da zona urbana, tanto de infra-estrutura como de qualidade.
Na região rural, 29,8% dos adultos são analfabetos e 23% dos alunos de 10 a 14 anos estão na série adequada à sua idade. Para a população urbana, esses índices são de 10,3% e 47%, respectivamente. Um quinto da população do país (32 milhões) está no campo.
A escolaridade média do morador da zona rural na faixa dos 15 anos ou mais é de 3,4 anos, enquanto a urbana é de 7 anos.
Além disso, 60% dos alunos no campo estão cursando as primeiras quatro séries do ensino fundamental. São atendidos 8,267 milhões de estudantes, que representam 15% das matrículas.
O trabalho foi divulgado ontem em um seminário promovido pelo Ministério da Educação.
Em relação à infra-estrutura, as escolas rurais estão em situação bem mais precária. Só 5,2% delas possuem biblioteca -na zona urbana, o percentual é 58,6%. A tendência é a mesma em relação a laboratórios de informática -0,5% contra 27,9%, respectivamente.
No seminário, que termina hoje, o governo pretende obter subsídios para formular uma política de educação no campo.
(LUCIANA CONSTANTINO)


Texto Anterior: Educação: Rio pune professor de religião que virar ateu
Próximo Texto: Infra-estrutura: Rodovias estatais quase viraram ruínas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.