São Paulo, domingo, 24 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudos indicam resultados positivos

DA REPORTAGEM LOCAL

Os dois estudos da Unifesp que pretendem demonstrar cientificamente os benefícios da acupuntura e da meditação monitoraram 80 grávidas -40 em cada estudo.
O grupo da acupuntura foi acompanhado por oito semanas, metade com pré-natal convencional e o restante com a acupuntura. Ambos os grupos deram nota média de 7,6 (ia de zero a dez) para os transtornos que sentiam. Ao final do estudo, a nota dada pelo grupo da acupuntura foi de 3,5. O grupo de controle permaneceu nos 7,6.
Na avaliação da dor lombo-pélvica (costas e baixo-ventre), entre grávidas que fizeram acupuntura, a nota da dor teve queda brusca (6,8 para 2). O grupo de controle teve leve aumento (4,2 para 4,5).
A pesquisa que analisa a influência da meditação na redução da ansiedade de gestantes deve ser concluída no início de 2005.

Texto Anterior: Saúde: Pré-natal inclui práticas alternativas
Próximo Texto: Médica teve gravidez calma
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.