|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
PF ouve controladores e não fala em culpa
Treze profissionais que acompanharam o Legacy de SP até o choque com o Boeing da Gol deram depoimento sobre caso
ANDRÉA MICHAEL
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Depois de ouvir os 13 controladores de vôo que acompanharam a trajetória da aeronave
Legacy de São José dos Campos, no interior de São Paulo,
até o seu choque com o Boeing
da Gol, na divisa entre os Estados do Pará e Mato Grosso, a
Polícia Federal entende que
ainda não é possível falar em
crimes nem definir responsabilidades em relação ao maior desastre aéreo da história do país,
que deixou 154 mortos.
Os controladores foram ouvidos ao longo dos quatro últimos dias pelo delegado Rubens
Maleiner. Ele substitui interinamente o presidente da investigação, Renato Sayão, que se
encontra em licença médica.
Para a Polícia Federal, há várias etapas a ultrapassar antes
de apontar eventuais indiciamentos. É preciso definir, por
exemplo, se é necessário ouvir
outros três controladores de
vôo que trabalhavam em Manaus, de onde decolou o Boeing
da Gol rumo a Brasília, no dia
29 de setembro, dia do
acidente.
Pilotos americanos
Também estão pendentes os
depoimentos dos pilotos do Legacy, os norte-americanos Joseph Lepore e Jean Paul Paladino, cujos passaportes foram
apreendidos por ordem judicial
para que eles não deixem o país
antes que todos os fatos relativos ao acidente sejam esclarecidos.
Além disso, a Polícia Federal
pretende se concentrar, nos
próximos dias, na análise das
informações que constam das
caixas-pretas do Legacy e do
Boeing da Gol. Esse material foi
entregue à Polícia Federal apenas anteontem pelo Cenipa
(Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), mediante ordem
judicial.
Nos depoimentos de ontem,
ficou confirmado que as sete
tentativas de contato com o jato Legacy foram feitas por procedimento padrão de perda de
rádio, sem que houvesse desconfiança sobre a altitude da
aeronave.
Isso porque os consoles podem registrar a altitude aproximada do avião ao lado da altitude prevista no plano de vôo, o
que é considerado um fator que
induziu a uma falha do
controle.
Texto Anterior: Aviões quase se chocaram 16 dias após acidente Próximo Texto: Kassab diz que não muda IPTU até fim do mandato Índice
|