São Paulo, terça-feira, 24 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Ministro aponta racionalização do sistema de saúde

DA SUCURSAL DO RIO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O ministro da Saúde, Barjas Negri, que esteve presente na divulgação da pesquisa, afirma que o aumento no número de leitos públicos só não foi maior porque o sistema melhorou seu atendimento e racionalizou custos, fechando leitos em locais onde havia em excesso.
Em 1999, quando era secretário-executivo do ministério, Negri afirmou que a meta do governo era criar 20 mil novos leitos até 2002. A pesquisa deste ano do IBGE mostra que houve um aumento de apenas 3,2 mil leitos para internação na rede pública nesse período.
"Na verdade, até ultrapassamos a casa dos 20 mil novos leitos. Não sei por que a pesquisa não apontou isso. Fizemos nos últimos anos um investimento superior a R$ 4 bilhões. Inauguramos cerca de 30 hospitais em vários Estados", afirmou.
Para ele, a racionalização do uso dos leitos é uma das explicações para o aumento abaixo do esperado. "Houve um processo de desativação de leitos nas regiões onde havia excesso. Os hospitais no Brasil trabalhavam com grande capacidade ociosa."
Negri citou também exemplos de práticas cirúrgicas mais avançadas, que diminuíram o tempo médio de internação do paciente, e o aumento nos programas de saúde familiar e de atendimento ambulatorial em postos de saúde, o que ajuda a atuar de forma preventiva.
Outro ponto levantado pelo ministro é a diminuição da taxa de crescimento demográfico e o aumento no número de partos naturais.
Por último, ele citou também a reforma psiquiátrica, que diminuiu a necessidade de internação nessa área.


Texto Anterior: Saúde: Taxa de leitos por habitante cai em todo o país
Próximo Texto: Para médicos do Amazonas, falta investimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.