São Paulo, terça-feira, 24 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

CHUVA NO RJ

Número de mortos devido a deslizamentos em Teresópolis sobe para 14
Mais dois mortos foram encontrados ontem em consequência dos deslizamentos de terra provocados pela forte chuva que atingiu Teresópolis (90 km do Rio) no sábado.
No início da manhã, os corpos de Teresinha Nogueira de Siqueira, 58, e José Carlos Nogueira, 42, foram identificados no morro do Perpétuo. Com os dois corpos, subiu para 14 o número de mortos no temporal.
A região do morro do Perpétuo foi a mais castigada pelas chuvas. No total, 13 pessoas morreram na localidade, sendo cinco crianças e uma adolescente. A outra vítima foi um morador da Granja Guarani. Anteontem, a prefeitura havia incluído o nome de uma mulher na lista dos mortos, mas ele foi retirado porque ela morreu por problemas cardíacos.
De acordo com a Defesa Civil municipal, 180 pessoas estão desabrigadas, mas não há mais desaparecidos. Centenas de moradores do morro do Perpétuo abandonaram suas casas.
O prefeito de Teresópolis, Mario Tricano (sem partido), disse ontem que não tinha como evitar a tragédia. ""Não tinha jeito. Quase tudo o que tinha que chover na cidade neste mês caiu em menos de quatro horas. Além disso, ela caiu especificamente em determinadas regiões. No total, foram 140 milímetros de chuva", disse Tricano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o índice pluviométrico da cidade no mês de dezembro é de 297 milímetros.
Apesar de retirar a culpa da administração municipal na tragédia, o prefeito disse que os moradores da região do morro do Perpétuo já haviam sido advertidos sobre o risco de um desastre no local. Mesmo assim, ele afirmou que a prefeitura não tinha um plano para tirar as pessoas daquela área.
Ontem, o prefeito decretou estado de emergência na cidade. A prefeitura enviaria até o final da tarde de ontem à governadora do Rio, Benedita da Silva (PT), e ao governo federal um relatório sobre os estragos causados pela chuva. (DA SUCURSAL DO RIO)


Texto Anterior: Narcotráfico: Deputado federal Pinheiro Landim deixa o PMDB
Próximo Texto: Rio: Quadrilha presa negociava com Marcinho VP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.